miércoles, 3 de noviembre de 2010

Leite Derramado

Cantor, compositor, autor de novelas, peças de teatro. Provavelmente seja fácil adivinhar de quem se trata, visto que são poucos os que se atrevem a tanto e finalmente, podem tanto.
Falo de Chico Buarque quem, filho de pai brilhante, conseguiu chegar à sua altura sem seguir o mesmo caminho- mas traçando seu próprio. E agora, com o lançamento de seu último livro Leite Derramado, Chico versa sobre os assuntos que um dia foram tratados por seu pai.
Sergio, o historiador, muito falou sobre a história e os costumes dessa sociedade que nada mais é do que a mistura de muitas, porém tão única. Chico, que tantas vezes cantou os nossos constumes, agora com Leite Derramado busca recapitular a formação do que hoje somos, sob o ponto de vista de um moribundo centenário que neto de nobres, agora padece em uma cama de hospital público, relembrando sua história.
Com Eulálio, Chico Buarque busca rememorar a verdadeira história do Brasil, aquela construida por brasileiros, descendentes de índios, negros, e imigrantes de todas partes do mundo.
Cativante e precisa, a narrativa nos guia apesar de despistar com as confusões na memória do velho contador de histórias.
Brilhante a maneira como Chico costura uma história onde certamente qualquer brasileiro pode se reconhecer, nem que em apenas uma passagem seja.

E aqui, uma vez mais, temos o artista fazendo história. Porque não só hoje falaremos dele, o faremos pelo resto da História.

No hay comentarios: